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Técnicas de Controle

Pela cobertura extensa sobre o Oceano, o ACC Atlântico carece da existência de controle radar e de comunicação rádio de alta qualidade, pela impossibilidade de instalação de antenas. Por conta disso, controlar o Atlântico exige o conhecimento de procedimentos alternativos de controle e comunicação, que dependem da capacidade operacional da aeronave que voa no espaço aéreo.

É necessário que o controlador conheça todos esses procedimentos e os utilize conforme a necessidade operacional.

Procedimentos de Controle

O Atlântico não opera usando controle radar. A posição vertical e lateral da aeronave é estimada por meio de dois métodos: via ADS-C ou via reporte de posição.

ADS-C

Está cada vez mais comum o uso da Vigilância Dependente Automática por Contrato1 (ADS-C) como suporte para o exercício do Controle no Atlântico. O ADS-C é um sistema em que o equipamento a bordo das aeronaves transmite, automaticamente, informações do sistema de navegação para o sistema instalado em terra por meio de um enlace de dados (datalink) e em conformidade com certas regras (contrato) quanto à periodicidade das transmissões e conteúdo das informações. Essas informações são apresentadas ao controlador de tráfego aéreo de forma semelhante aos dados obtidos pelo radar.

Pré-Requisitos

Para confirmar a viabilidade do serviço via ADS-C a uma aeronave que irá voar no Atlãntico, o Controlador deve:

1. Verificar a existência do equipamento a bordo da aeronave.

Confira no plano de voo da aeronave, especialmente no item 10b, a existência do grupo D1.

Aeronave habilitada a operar ADS-C no Atlântico (presença do grupo D1 no item 10b).
Aeronave não-habilitada a operar ADS-C no Atlântico (ausência do grupo D1 no item 10b).

2. Confirmar a conexão do CPDLC da aeronave com o controle.

Como os dados são transmitidos via satélite mediante contrato, só é possível adotar esse método de controle quando a conexão CPDLC estiver ativa.

Para tal, ao usar o TopSky, certifique-se que:

  1. Crie seu código de login no site do Hoppie.
  2. No TopSky, faça sua conexão, usando um dos códigos oficiais em Login e sua chave em Logon Code, marcando as caixas conforme a imagem abaixo.

    CPDLC Connection Prompt
    Tela de conexão do CPDLC no TopSky.

  3. Monitore o conteúdo da tela CPDLC Current Message Window (Menu Tools > CPDLC > Current Messages...), para lidar com os pedidos de conexão e troca de mensagens.

    CPDLC Current Messages
    Tela de Mensagens no TopSky.

Operacionalização

Atenção!

O pedido de conexão ao CPDLC deve vir de 5 a 20 minutos ANTES da entrada da FIR, a não ser se for feita uma transferência de outro ACC operando em CPDLC.

  1. Ao receber o pedido de login de CPDLC, avalie e aceite, aguardando a mensagem CONNECTED, confirmando a conexão.
  2. Verifique na tag se o callsign está entre colchetes (por exemplo, [UAE262]), confirmando a carga de dados via CPDLC.
  3. Execute um Cheque de Selcal.

Reportes de Posição

Em Construção

Procedimentos de Comunicação

Em Construção


  1. Tradução de Automatic Dependent Surveillance - Contract