Técnicas de Controle
Pela cobertura extensa sobre o Oceano, o ACC Atlântico carece da existência de controle radar e de comunicação rádio de alta qualidade, pela impossibilidade de instalação de antenas. Por conta disso, controlar o Atlântico exige o conhecimento de procedimentos alternativos de controle e comunicação, que dependem da capacidade operacional da aeronave que voa no espaço aéreo.
É necessário que o controlador conheça todos esses procedimentos e os utilize conforme a necessidade operacional.
Procedimentos de Controle
O Atlântico não opera usando controle radar. A posição vertical e lateral da aeronave é estimada por meio de dois métodos: via ADS-C ou via reporte de posição.
ADS-C
Está cada vez mais comum o uso da Vigilância Dependente Automática por Contrato1 (ADS-C) como suporte para o exercício do Controle no Atlântico. O ADS-C é um sistema em que o equipamento a bordo das aeronaves transmite, automaticamente, informações do sistema de navegação para o sistema instalado em terra por meio de um enlace de dados (datalink) e em conformidade com certas regras (contrato) quanto à periodicidade das transmissões e conteúdo das informações. Essas informações são apresentadas ao controlador de tráfego aéreo de forma semelhante aos dados obtidos pelo radar.
Pré-Requisitos
Para confirmar a viabilidade do serviço via ADS-C a uma aeronave que irá voar no Atlãntico, o Controlador deve:
1. Verificar a existência do equipamento a bordo da aeronave.
Confira no plano de voo da aeronave, especialmente no item 10b, a existência do grupo D1
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2. Confirmar a conexão do CPDLC da aeronave com o controle.
Como os dados são transmitidos via satélite mediante contrato, só é possível adotar esse método de controle quando a conexão CPDLC estiver ativa.
Para tal, ao usar o TopSky, certifique-se que:
- Crie seu código de login no site do Hoppie.
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No TopSky, faça sua conexão, usando um dos códigos oficiais em Login e sua chave em Logon Code, marcando as caixas conforme a imagem abaixo.
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Monitore o conteúdo da tela CPDLC Current Message Window (Menu Tools > CPDLC > Current Messages...), para lidar com os pedidos de conexão e troca de mensagens.
Operacionalização
Atenção!
O pedido de conexão ao CPDLC deve vir de 5 a 20 minutos ANTES da entrada da FIR, a não ser se for feita uma transferência de outro ACC operando em CPDLC.
- Ao receber o pedido de login de CPDLC, avalie e aceite, aguardando a mensagem
CONNECTED
, confirmando a conexão. - Verifique na tag se o callsign está entre colchetes (por exemplo,
[UAE262]
), confirmando a carga de dados via CPDLC. - Execute um Cheque de Selcal.
Reportes de Posição
Em Construção
Procedimentos de Comunicação
Em Construção
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Tradução de Automatic Dependent Surveillance - Contract. ↩