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SBRF - Recife

Dados Gerais

Informações
Nome do aeródromo Recife - Guararapes / Gilberto Freyre
Tipo de Operação Internacional, Público e Militar
Altitude de transição 4000 pés
Elevação 33 pés (10 m)

Meteorologia Atual

METAR Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre

METAR Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre

Pistas

Pista Preferencial ILS Circuito
18 - Padrão
36 - Padrão

Órgãos ATC

Código Abrev. Indicativo de Chamada Frequência Observações
SBRF_ATIS ARF ATIS 127.650
SBRF_DEL DRF Tráfego Recife 118.900 DCL
SBRF_GND GRF Solo Recife 121.850
SBRF_TWR TRF Torre Recife 118.350

Operações

Gerais

  • Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
  • Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
  • A TWR Recife não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  • Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Recife a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
  • A chamada inicial ao APP após a decolagem deverá ser imediata e observar somente o seguinte padrão: CONTROLE RECIFE [CALLSIGN]. Não incluir qualquer informação adicional ao mencionado padrão.
  • O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 4E ou inferior.
  • Exceto quando instruído diferentemente, os pilotos são estimulados a decolar das seguintes intersecções, a fim de garantir o MROT:
    • RWY 18:
      • Aeronaves Turboélice
        • Pista de Táxi B
        • Distância da Pista de Táxi B até a cabeceira 36: TORA Disponível: 1728 m
      • Aviação Geral
        • Pista de Táxi G ou J
        • Distância da Pista de Táxi G até a cabeceira 36: TORA Disponível: 1832 m
        • Distância da Pista de Táxi J até a cabeceira 36: TORA Disponível: 2300 m
  • Os pilotos devem livrar a pista na velocidade mais rápida permitida pelos procedimentos operacionais padronizados e em conformidade com a segurança operacional, permitindo que o ATC aplique a separação mínima na aproximação final.
  • O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior.

Específicas

Tráfego VFR

  • OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  • Há restrição às seguintes classes e tipos de ACFT:
    • ACFT WO EQPT RDO;
    • GLD;
    • ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT;
    • FLT de ultraleves motorizados.
  • Há restrição aos seguintes serviços aéreos:
    • Lançamento de objetos ou pulverização;
    • Reboque de ACFT;
    • Lançamento de paraquedas;
    • FLT acrobático.

Pátios e Pistas de Taxi

  • OPR de ACFT com peso superior a 40t, condicionada à realização de operação de pushback na saída do PRKG.
  • Giro de 180DEG de ACFT do porte de FOKKER 100, BOEING 737, ou maiores, somente nas THR.
  • TWY N OPR de TFC de ACFT até 24m de envergadura exclusive.
  • TWY G e K, OPR de TFC de ACFT até 36m de envergadura.
  • TWY P OPR de TFC de ACFT até 15m de envergadura exclusive.
  • Devido inexistência de área para cheque de motores, será utilizado, em casos excepcionais, trecho da TWY M entre o ponto de HLDG da RWY 18 e a TWY B.
  • Em Condições Meteorológicas de Voo por Instrumento (IMC), proibir operações simultâneas de ACFT com envergadura maior ou igual a 36m na RWY 18/36 e nas TWY M, D e K.

Locais

NIL

Posições de Parada

Pátio Posições Classificação
1 ANY Aviação Geral e Executiva
2 ANY Doméstico / Internacional / Carga
3 e 4 ANY Militares
5 ANY Aviação Geral e Executiva