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SBSP - São Paulo / Congonhas

Dados Gerais

Informações
Nome do aeródromo São Paulo - Congonhas
Tipo de Operação Nacional, Público e Militar
Altitude de transição 7000 pés
Elevação 2634 pés (803 m)

Meteorologia Atual

METAR Aeroporto de São Paulo/Congonhas

METAR Aeroporto de São Paulo/Congonhas

Pistas

Pista Preferencial ILS Circuito
17R Preferencial Padrão
35L Preferencial Padrão
17L Auxiliar Padrão
35R Auxiliar Padrão

Órgãos ATC

Código Abrev. Indicativo de Chamada Frequência Observações
SBSP_ATIS ASP ATIS 127.650
SBSP_DEL DSP Tráfego São Paulo 120.600 DCL
SBSP_GND GSP Solo São Paulo 121.900
SBSP_TWR TSP Torre São Paulo 118.050

Operações

Gerais

  • Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
  • Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
  • A TWR São Paulo não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF. Salvo em situações excepcionais, as ACFT deverão manter escuta da FREQ da TWR até o cruzamento da THR oposta à RWY de DEP.
  • Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR São Paulo a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
  • AD não utilizável como alternativa.
  • Por necessidade do fluxo do TFC na TMA SP e/ou no AD, a sequência de acionamento e taxi será dada pelo GNDC São Paulo.

Específicas

Tráfego VFR

  • OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  • OBS AIC sobre Circulação de ACFT em voo VFR na TMA-SP.1
  • Separação composta poderá ser aplicada na APRX final da RWY 17 e/ou rampa de TKOF da RWY 35 de SBSP, entre ACFT IFR e HEL VFR em voo na área de controle HEL. Separação composta MIN a ser empregada: 2,5 nm x 500 FT.
  • Há restrição aos seguintes serviços aéreos:
    • Planos de voo visuais de ACFT de asas fixas com DEST ou origem neste AD;
    • FLT de treinamento;
    • FLT cargueiros, EXC voos exclusivos para o transporte de malotes bancários.

Pátios e Pistas de Taxi

  • Aeronaves CAT A proibido OPS LDG e TKOF na RWY 17R/35L, EXC ACFT MIL e ACFT cumprindo MEDEVAC.
  • Movimentação de ACFT na TWY S sujeita à restrição de velocidade de 15 nós devido à largura estreita e à proximidade de obstáculos móveis na via de serviço paralela.
  • TWY O limitado OPS ACFT com envergadura máxima de 24 m.

Operação de Helicóptero

  • Seção RWY 17L/35R na interseção desta com a TWY B, utilizável como área de LDG e DEP de helicópteros.

Locais

NIL

Posições de Parada

Pátio Posições Classificação
1 2 ANY Aviação Geral
3 1 - 30 Doméstico
3 A300 ANY Manutenção
3 01A - 03A Militar - Autoridades