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SBCF - Confins

Dados Gerais

Informações
Nome do aeródromo Confins - Tancredo Neves
Tipo de Operação Internacional e Público
Altitude de transição 7000 pés
Elevação 2721 pés (829 m)

Meteorologia Atual

METAR Aeroporto de Confins

METAR Aeroporto de Confins

Pistas

Descrição

Pista Preferencial ILS Circuito
16 Preferencial com componente de vento de cauda até 7 nós com pista seca1 Não Padrão
34 - Padrão

Operação Preferencial de Pista

Em condições meteorológicas com componente de vento de cauda menor ou igual a 7KT, a pista preferencial de pouso e decolagem será a RWY 16. Tal configuração será normalmente utilizado em preferência à utilização da RWY 34, desde que a superfície da pista esteja seca. Quando a pista de pouso e decolagem em uso for RWY 16 com componente de vento de cauda, os pilotos que solicitarem autorização para utilizar a RWY 34 devem considerar que seu pouso ou decolagem pode sofrer atraso.

Órgãos ATC

Código Abrev. Indicativo de Chamada Frequência Observações
SBCF_ATIS ACF ATIS 127.850
SBCF_DEL DCF Tráfego Confins 121.000 DCL
SBCF_GND GCF Solo Confins 121.900
SBCF_TWR TCF Torre Confins 118.200

DCL/CPDLC

  • Há disponível serviço de DCL no aeródromo. O controlador deve usar o código SBCF ao conectar.

Operações

Gerais

  • Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
  • Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
  • A TWR Confins não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  • Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Confins a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
  • Todas as decolagens deverão empregar procedimento de abatimento de ruído, conforme manual de cada aeronave.
  • A chamada inicial ao APP após a decolagem deverá ser imediata e observar somente o seguinte padrão: CONTROLE BELO HORIZONTE [CALLSIGN]. Não incluir qualquer informação adicional ao mencionado padrão.
  • Aeronaves turboélices e pistão devem aguardar vetoração radar ou autorização direto a um waypoint publicado logo após a decolagem.
  • OBS na APCH para RWY 34, não confundir com AD Lagoa Santa à direita da trajetória.
  • As aeronaves CAT A e B deverão, compulsoriamente, ser configuradas para decolar das seguintes interseções:
    • RWY 16:
      • Pista de Táxi C1
      • Distância da Pista de Táxi C1 até a cabeceira 34: TORA Disponível: 2720 m
    • RWY 34:
      • Pista de Táxi H
      • Distância da Pista de Táxi H até a cabeceira 16: TORA Disponível: 2987 m
    • No caso de impossibilidade de decolagem das intersecções acima, o piloto deve informar no momento da solicitação da autorização do plano de voo.
  • As aeronaves código de referência C ou acima também poderão ser autorizadas a decolar das interseções acima, a partir de solicitação da aeronave.

Específicas

Tráfego VFR

  • OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  • Há restrição às seguintes classes e tipos de ACFT:
    • ACFT WO EQPT RDO;
    • GLD;
    • ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT;
    • FLT de ultraleves motorizados.
  • Há restrição aos seguintes serviços aéreos:
    • Lançamento de objetos ou pulverização;
    • Reboque de ACFT;
    • Lançamento de paraquedas;
    • FLT acrobático.

Pátios e Pistas de Taxi

  • Para aeronaves com envergadura menor ou igual à 15m somente com motor a pistão, Turboélice e Very Light Jets (VLJ), é permitida a saída das posições de estacionamento 216 a 225, mesmo com a posição adjacente ocupada, por meios próprios com o giro e 180 graus à esquerda da visada do piloto.
  • Para aeronaves com envergadura igual à 15m e inferior a 17m somente com motor a pistão, é permitida a saída da posição de estacionamento 216 a 224, obrigatoriamente com a posição adjacente livre, por meios próprios com o giro de 180 graus à esquerda da visada do piloto.
  • Para aeronaves com envergadura igual ou superior à 17m, com motor a pistão ou jato, é compulsória a utilização de push-back tratorado para saída de qualquer posição de estacionamento.
  • Para as aeronaves modelo Cessna 208 Caravan, é permitida a saída da posição de estacionamento 216 a 225, mesmo com a posição adjacente ocupada, por meios próprios com o giro de 180 graus à esquerda da visada do piloto.

Locais

NIL

Posições de Parada

Pátio Posições Classificação
1 ANY Doméstico
2 ANY Doméstico / Internacional
3 ANY Carga
4 ANY Manutenção - Gol