SBBR - Brasília
Dados Gerais
Informações | |
---|---|
Nome do aeródromo | Presidente Juscelino Kubitschek |
Tipo de Operação | Internacional, Público e Militar |
Altitude de transição | 7000 pés |
Elevação | 3498 pés (1066m) |
Meteorologia Atual
Pistas
Descrição
Pistas | Preferencial | ILS | Circuito |
---|---|---|---|
11L | Preferencial com componente de vento de cauda até 7 nós com pista seca.1 / Preferencial para operações originadas de ou destinadas a localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília.1 | Padrão | |
29R | Preferencial para operações originadas de ou destinadas a localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília.1 | Não-padrão | |
11R | Preferencial com componente de vento de cauda até 7 nós com pista seca.1 / Preferencial para operações originadas de ou destinadas a localidades situadas ao Sul e Sudeste de Brasília.1 | Não-padrão | |
29L | Preferencial para operações originadas de ou destinadas a localidades situadas ao Sul e Sudeste de Brasília.1 | Padrão |
Operação Preferencial de Pista
Em condições meteorológicas com componente de vento de cauda menor ou igual a 7KT, a pista preferencial de pouso e decolagem será a RWY 11L/11R. Tal configuração será normalmente utilizada em preferência à utilização das RWYS 29R/29L, desde que a superfície da pista esteja seca. Quando a pista de pouso e decolagem em uso for RWY 11L/11R com componente de vento de cauda, os pilotos que solicitarem autorização para utilizar a RWY 29R/29L devem considerar que seu pouso ou decolagem pode sofrer atraso.
Operação em Horário de Pico de Decolagem
Nos momentos de pico de decolagem para os Setores N/NE/NW, a pista RWY 11L/29R será utilizada somente para DEP. As aproximações de todos os setores e as decolagens para o Setor S serão realizadas na RWY 11R/29L.
Órgãos ATC
Código | Abrev. | Indicativo de Chamada | Frequência | Observações |
---|---|---|---|---|
SBBR_ATIS | ABR | ATIS Brasília | 127.800 | |
SBBR_DEL | DBR | Tráfego Brasília | 121.000 | DCL |
SBBR_GND | GBR | Solo Brasília | 121.800 | |
SBBR_TWR | TBR | Torre Brasília | 118.100 | |
SBBR_M_TWR | OBR | Operações Brasília | 122.500 |
Operações
Gerais
Comunicação
- Copiada a autorização, as ACFT informarão ao DEL quando realmente estiverem prontas para o acionamento de motores.
- As ACFT serão instruídas pelo DEL a monitorarem (manter-se na escuta) a frequência do GND, para autorização de acionamento, sendo desnecessária chamada inicial.
- Na transferência de comunicações para a TWR, o GND instruirá às ACFT a monitorarem (manter-se na escuta) a frequência da TWR, não sendo necessária a chamada inicial. Nesse caso, as ACFT deverão aguardar a chamada da TWR, preparando-se para possível decolagem imediata.
Procedimentos
- Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
- Alinhamento deve ser imediato assim que autorizado.
- Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
- A TWR não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
- Todas as decolagens deverão empregar procedimento de abatimento de ruído, conforme manual de cada aeronave.
- Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para a TWR a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
- Efetuar imediatamente a chamada inicial ao APP após a decolagem, a fim de obter instruções para livrar o eixo de pista de decolagem;
- A chamada inicial ao APP após a decolagem deverá ser imediata e observar somente o seguinte padrão: CONTROLE BRASÍLIA [CALLSIGN]. Não incluir qualquer informação adicional ao mencionado padrão.
- Aguardar vetoração ou autorização direto a um waypoint publicado logo após a decolagem.
- As aeronaves código de referência A e B deverão ser configuradas para decolar das interseções abaixo:
- RWY 11L:
- Aeronaves código de referência A e B
- TWY
C
- Distância da Pista de Táxi
C
até a cabeceira 29R: TORA Disponível: 2193 m
- TWY
- Aeronaves código de referência A e B
- RWY 11R:
- Aeronaves código de referência A e B
- TWY
BB
- Distância da Pista de Táxi
BB
até a cabeceira 29L: TORA Disponível: 2188 m
- TWY
- Aeronaves código de referência A e B
- RWY 29R:
- Aeronaves código de referência A e B
- TWY
F
- Distância da Pista de Táxi
F
até a cabeceira 29R: TORA Disponível: 1956 m
- TWY
- Aeronaves código de referência A e B
- RWY 29L:
- Aeronaves código de referência A e B
- TWY
EE
- Distância da Pista de Táxi
EE
até a cabeceira 11R: TORA Disponível: 2161 m
- TWY
- Aeronaves código de referência A e B
- RWY 11L:
- As aeronaves código de referência C ou acima também poderão ser autorizadas a decolar das interseções acima, a partir de solicitação da aeronave.
- Os pilotos devem livrar a pista na velocidade mais rápida permitida pelos procedimentos operacionais padronizados e em conformidade com a segurança operacional, permitindo que o ATC aplique a separação mínima na aproximação final.
- Nas operações de decolagem, as aeronaves devem utilizar, em condições normais de operação, as pistas
11L
ou29R
com destino a localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília. E, aquelas com destino a localidades ao Sul e Sudeste utilizem11R
ou29L
. - Nas operações de pouso, as aeronaves devem utilizar, em condições normais de operação, as pistas
11L
ou29R
procedentes de localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília. E, aquelas procedentes de localidades ao Sul e Sudeste utilizem11R
ou29L
.
Específicas
Operações Paralelas Simultâneas
Em construção.
Tráfego VFR
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
Pátios e Pistas de Taxi
- BFR ingresso TWY
Q
a partir da TWYQQ
, compulsório CTC com a TWR informando posicionamento da ACFT. Permitido taxi de ACFT com envergadura até 20m. - TWY
L4
,L5
,L6
,L8
eR
BTNL3
eL7
, envergadura MAX 36M. - ACFT aviação geral com DEST ao pátio 02 deverão utilizar obrigatoriamente TWY do pátio 02 (PSN 52 a 61). No período noturno OPR com CTN devido pátio LGTD, porém sem balizamento.
- TWY
QQ
, operação diurna e noturna por responsabilidade do OPR da ACFT.
Locais
NIL
Posições de Parada
Pátio | Posições | Classificação |
---|---|---|
1 | 1 - 4 | Internacionais |
1 | 5 - 41 | Domésticos |
2 | 52 - 66 | Cargas / Remotas |
3 | 67 - 70 | Cargas de Grande Porte / Remotas |
MILITAR | ANY | Militar - Operacional |