Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
A TWR Recife não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Recife a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
A chamada inicial ao APP após a decolagem deverá ser imediata e observar somente o seguinte padrão: CONTROLE RECIFE [CALLSIGN]. Não incluir qualquer informação adicional ao mencionado padrão.
O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 4E ou inferior.
Exceto quando instruído diferentemente, os pilotos são estimulados a decolar das seguintes intersecções, a fim de garantir o MROT:
RWY 18:
Aeronaves Turboélice
Pista de Táxi B
Distância da Pista de Táxi B até a cabeceira 36: TORA Disponível: 1728 m
Aviação Geral
Pista de Táxi G ou J
Distância da Pista de Táxi G até a cabeceira 36: TORA Disponível: 1832 m
Distância da Pista de Táxi J até a cabeceira 36: TORA Disponível: 2300 m
Os pilotos devem livrar a pista na velocidade mais rápida permitida pelos procedimentos operacionais padronizados e em conformidade com a segurança operacional, permitindo que o ATC aplique a separação mínima na aproximação final.
O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior.
Específicas
Tráfego VFR
OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
Há restrição às seguintes classes e tipos de ACFT:
ACFT WO EQPT RDO;
GLD;
ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT;
FLT de ultraleves motorizados.
Há restrição aos seguintes serviços aéreos:
Lançamento de objetos ou pulverização;
Reboque de ACFT;
Lançamento de paraquedas;
FLT acrobático.
Pátios e Pistas de Taxi
OPR de ACFT com peso superior a 40t, condicionada à realização de operação de pushback na saída do PRKG.
Giro de 180DEG de ACFT do porte de FOKKER 100, BOEING 737, ou maiores, somente nas THR.
TWY N OPR de TFC de ACFT até 24m de envergadura exclusive.
TWY G e K, OPR de TFC de ACFT até 36m de envergadura.
TWY P OPR de TFC de ACFT até 15m de envergadura exclusive.
Devido inexistência de área para cheque de motores, será utilizado, em casos excepcionais, trecho da TWY M entre o ponto de HLDG da RWY 18 e a TWY B.
Em Condições Meteorológicas de Voo por Instrumento (IMC), proibir operações simultâneas de ACFT com envergadura maior ou igual a 36m na RWY 18/36 e nas TWY M, D e K.