Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
Alinhamento deve ser imediato assim que autorizado.
Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
A TWR não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para a TWR a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
Efetuar imediatamente a chamada inicial ao APP após a decolagem, a fim de obter instruções para livrar o eixo de pista de decolagem;
A chamada inicial ao APP após a decolagem deverá ser imediata e observar somente o seguinte padrão: CONTROLE FORTALEZA [CALLSIGN]. Não incluir qualquer informação adicional ao mencionado padrão.
Aeronaves turboélice ou pistão, aguardar vetoração ou autorização direto a um waypoint publicado logo após a decolagem.
Exceto quando instruído diferentemente, os pilotos são estimulados a decolar das seguintes intersecções, a fim de garantir o MROT:
RWY 13:
Todas as aeronaves
TWY B
Distância da Pista de Táxi B até a cabeceira 31: TORA Disponível: 2613 m
RWY 31:
Todas as aeronaves
TWY H
Distância da Pista de Táxi H até a cabeceira 13: TORA Disponível: 2687 m
Os pilotos devem livrar a pista na velocidade mais rápida permitida pelos procedimentos operacionais padronizados e em conformidade com a segurança operacional, permitindo que o ATC aplique a separação mínima na aproximação final.
RWY 13:
Todas as aeronaves
TWY D
Distância da Pista de Táxi D até a cabeceira 13: LDA Disponível: 2242 m
O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior.
Específicas
Tráfego VFR
OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
Há restrição às seguintes classes e tipos de ACFT:
ACFT WO EQPT RDO;
GLD;
ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT;
FLT de ultraleves motorizados.
Há restrição aos seguintes serviços aéreos:
Lançamento de objetos ou pulverização;
Reboque de ACFT;
Lançamento de paraquedas;
FLT acrobático.
Pátios e Pistas de Taxi
Saída de ACFT a jato e/ou turboélice, com envergadura superior a 24M exclusive, do pátio 2 e 3, somente através de pushback.
Proibido o uso da TWY E por ACFT RCD C TIL E, saindo do terminal de aviação geral para ingresso ou cruzamento da RWY.
TWY J BTN THR 13 e TWY E, PRB OPS de ACFT com envergadura acima 36M (inclusive).