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SBFZ - Fortaleza

Dados Gerais

Informações
Nome do aeródromo Fortaleza - Pinto Martins
Tipo de Operação Internacional, Público e Militar
Altitude de transição 5000 pés
Elevação 83 pés (25 m)

Meteorologia Atual

METAR Aeroporto Internacional de Fortaleza

METAR Aeroporto Internacional de Fortaleza

Pistas

Pista Preferencial ILS Circuito
13 - Padrão
31 - Não-padrão

Órgãos ATC

Código Abrev. Indicativo de Chamada Frequência Observações
SBFZ_ATIS AFZ ATIS 127.700
SBFZ_GND GND Solo Fortaleza 121.950
SBFZ_TWR TWR Torre Fortaleza 129.000 DCL

Operações

Gerais

  • Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
  • Alinhamento deve ser imediato assim que autorizado.
  • Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
  • A TWR não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  • Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para a TWR a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
  • Efetuar imediatamente a chamada inicial ao APP após a decolagem, a fim de obter instruções para livrar o eixo de pista de decolagem;
  • A chamada inicial ao APP após a decolagem deverá ser imediata e observar somente o seguinte padrão: CONTROLE FORTALEZA [CALLSIGN]. Não incluir qualquer informação adicional ao mencionado padrão.
  • Aeronaves turboélice ou pistão, aguardar vetoração ou autorização direto a um waypoint publicado logo após a decolagem.
  • Exceto quando instruído diferentemente, os pilotos são estimulados a decolar das seguintes intersecções, a fim de garantir o MROT:
    • RWY 13:
      • Todas as aeronaves
        • TWY B
        • Distância da Pista de Táxi B até a cabeceira 31: TORA Disponível: 2613 m
    • RWY 31:
      • Todas as aeronaves
        • TWY H
        • Distância da Pista de Táxi H até a cabeceira 13: TORA Disponível: 2687 m
  • Os pilotos devem livrar a pista na velocidade mais rápida permitida pelos procedimentos operacionais padronizados e em conformidade com a segurança operacional, permitindo que o ATC aplique a separação mínima na aproximação final.
    • RWY 13:
      • Todas as aeronaves
        • TWY D
        • Distância da Pista de Táxi D até a cabeceira 13: LDA Disponível: 2242 m
  • O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior.

Específicas

Tráfego VFR

  • OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  • Há restrição às seguintes classes e tipos de ACFT:
    • ACFT WO EQPT RDO;
    • GLD;
    • ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT;
    • FLT de ultraleves motorizados.
  • Há restrição aos seguintes serviços aéreos:
    • Lançamento de objetos ou pulverização;
    • Reboque de ACFT;
    • Lançamento de paraquedas;
    • FLT acrobático.

Pátios e Pistas de Taxi

  • Saída de ACFT a jato e/ou turboélice, com envergadura superior a 24M exclusive, do pátio 2 e 3, somente através de pushback.
  • Proibido o uso da TWY E por ACFT RCD C TIL E, saindo do terminal de aviação geral para ingresso ou cruzamento da RWY.
  • TWY J BTN THR 13 e TWY E, PRB OPS de ACFT com envergadura acima 36M (inclusive).

Locais

NIL

Posições de Parada

Pátio Posições Classificação
1 ANY Aviação Geral e Executiva
2 ANY Doméstico / Internacional
3 ANY Carga
4 ANY Militar