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SBGR - Guarulhos

Dados Gerais

Informações
Nome do aeródromo Governador André Franco Montoro
Tipo de Operação Internacional, Público e Militar
Altitude de transição 8000 pés
Elevação 2461 pés (750m)

Meteorologia Atual

METAR Aeroporto Internacional de Guarulhos

METAR Aeroporto Internacional de Guarulhos

Pistas

Pistas Preferencial ILS Circuito
10L Preferencial para decolagem Circuito não padrão
10R Preferencial para pousos Circuito não padrão
28L Preferencial para pousos quando em uso Padrão
28R Preferencial para decolagem quando em uso Padrão

Aviso

Em condições meteorológicas com componente de vento de cauda menor que 6 nós, o sistema preferencial de pista de pouso e decolagem será o 10R/10L. Tal sistema será normalmente utilizado em preferência ao sistema 28L/28R, desde que a superfície das pistas esteja seca.

Frequências

Designador Indicativo de chamada Frequência
ATIS AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO GUARULHOS 127.750
DEL TRÁFEGO GUARULHOS (Guarulhos Clearance) 121.000
GND SOLO GUARULHOS (Guarulhos Ground) 121.700
TWR TORRE GUARULHOS (Guarulhos Tower) 132.750

Operações

  • Nas operações de pouso, os pilotos não deverão reportar à TWR GR a condição de trem de pouso, exceto nas situações de emergência relacionadas ao seu baixamento e/ ou travamento.
  • A TWR-GR não informará horários de pouso e decolagem.
  • Não estão autorizadas operações VFR de aeronaves de asas fixas com destino ou origem neste aeródromo, exceto para aeronaves militares brasileiras.1

Decolagens

  • As aeronaves devem estar prontas para decolagem ao chegarem no ponto de espera. Aeronaves que não podem cumprir com essa solicitação deverão avisar o Controle de Solo.
  • Aeronaves categorias A, B e C deverão estar preparadas para decolar da RWY 10L a partir da intersecção com a TWY Hotel quando requeridas. Distância disponível: 3400m.
  • Aeronaves categorias A, B e C deverão estar preparadas para decolar da RWY 28R a partir da intersecção com a TWY Papa quando requeridas. Distância disponível: 3460m.

Pousos

  • Os pilotos devem lembrar que a saída rápida da pista de pouso permite o ATC a aplicar separação mínima na aproximação final. Todas as aeronaves pousando devem garantir que a pista de pouso foi completamente livrada antes de uma parada completa.
  • Aeronaves livrando a pista de pouso e decolagem NUNCA podem cruzar a pista paralela adjacente sem primeiro receber autorização ATC específica.
  • Aeronaves pousando aguardando antes da pista de pouso e decolagem devem permanecer na frequência da TWR.

Operações especiais

Operações segregadas sobre VMC2

  • Poderão ser empregadas operações segregadas no conjunto de pistas 10/28, com a aplicação da separação visual.
  • Os mínimos operacionais do aeródromo para operações segregadas sob VMC são teto de 1000 ft e visibilidade de 5000 m.
  • A informação de operação segregada em andamento e o procedimento de aproximação (IAC) a ser utilizado nesta operação deverá estar disponível no ATIS/D-ATIS.
  • Poderá ser empregada separação segregada quando as trajetórias de decolagem e de aproximação perdida sejam divergentes em pelo menos 15 graus;
  • Poderá ser empregada separação segregada quando a categoria de esteira de turbulência da aeronave na aproximação final não seja classificada como PESADA;
  • Poderá ser empregada separação segregada quando a categoria de esteira de turbulência da aeronave decolando da RWY 28 não seja classificada como PESADA.

Fraseologia a ser aplicada nas operações segregadas sob VMC em caso de arremetida

  1. Informação a ser provida à aeronave executando arremetida:

    (Ident. do Tráfego), tráfego, (Tipo), decolando da pista (10L/28R), mantenha separação visual, atento esteira de turbulência (quando cabível).

    Exemplo:
    PTATC, tráfego, B757 decolando da pista 10L, mantenha separação visual, atento à esteira de turbulência.

  2. Informação a ser provida à aeronave decolando:

    (Ident. do Tráfego), tráfego, (Tipo), iniciando arremetida (10L/28R), mantenha separação visual, atento esteira de turbulência (quando cabível).

    Exemplo:
    PTATC, tráfego, B757 arremetendo da pista 28L, mantenha separação visual, atento à esteira de turbulência.

  3. Informação de referências visuais com a pista e aeronave na pista adjacente a ser provida pela aeronave em aproximação:

    Torre Guarulhos, (Ident. do Tráfego), final pista (10R/28L), visual.

    Exemplo:
    Torre Guarulhos, PTATC, final pista 10R, visual.

  1. Informação a ser provida à aeronave executando arremetida:

    (Ident. do tráfego), traffic, (Tipo), departing on runway (10L/28R), maintain visual separation, caution wake turbulence (quando cabível).
    Exemplo:
    PTATC, traffic, B757 departing onrunway 10L, maintain visual separation, caution wake turbulence.

  2. Informação a ser provida à aeronave decolando:

    (Ident. do tráfego), traffic, (Tipo), going around on runway (10L/28R), maintain visual separation, caution wake turbulence (quando cabível). Exemplo: PTATC, traffic, B757 going around on runway 28L, maintain visual separation, caution wake turbulence.

  3. Informação de referências visuais com a pista e aeronave na pista adjacente a ser provida pela aeronave em aproximação:

    Guarulhos Tower, (Ident. do Tráfego), final approach runway (10R/28L), visual. Exemplo: Guarulhos Tower, PTATC, final approach runway 10R, visual.