SBGR - Guarulhos
Dados Gerais
Informações | |
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Nome do aeródromo | Governador André Franco Montoro |
Tipo de Operação | Internacional, Público e Militar |
Altitude de transição | 8000 pés |
Elevação | 2461 pés (750m) |
Meteorologia Atual
METAR Aeroporto Internacional de Guarulhos
METAR Aeroporto Internacional de Guarulhos
Pistas
Pistas | Preferencial | ILS | Circuito |
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10L | Preferencial para decolagem | Circuito não padrão | |
10R | Preferencial para pousos | Circuito não padrão | |
28L | Preferencial para pousos quando em uso | Padrão | |
28R | Preferencial para decolagem quando em uso | Padrão |
Aviso
Em condições meteorológicas com componente de vento de cauda menor que 6 nós, o sistema preferencial de pista de pouso e decolagem será o 10R/10L. Tal sistema será normalmente utilizado em preferência ao sistema 28L/28R, desde que a superfície das pistas esteja seca.
Frequências
Designador | Indicativo de chamada | Frequência |
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ATIS | AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO GUARULHOS | 127.750 |
DEL | TRÁFEGO GUARULHOS (Guarulhos Clearance) | 121.000 |
GND | SOLO GUARULHOS (Guarulhos Ground) | 121.700 |
TWR | TORRE GUARULHOS (Guarulhos Tower) | 132.750 |
Operações
- Nas operações de pouso, os pilotos não deverão reportar à TWR GR a condição de trem de pouso, exceto nas situações de emergência relacionadas ao seu baixamento e/ ou travamento.
- A TWR-GR não informará horários de pouso e decolagem.
- Não estão autorizadas operações VFR de aeronaves de asas fixas com destino ou origem neste aeródromo, exceto para aeronaves militares brasileiras.1
Decolagens
- As aeronaves devem estar prontas para decolagem ao chegarem no ponto de espera. Aeronaves que não podem cumprir com essa solicitação deverão avisar o Controle de Solo.
- Aeronaves categorias A, B e C deverão estar preparadas para decolar da RWY 10L a partir da intersecção com a TWY Hotel quando requeridas. Distância disponível: 3400m.
- Aeronaves categorias A, B e C deverão estar preparadas para decolar da RWY 28R a partir da intersecção com a TWY Papa quando requeridas. Distância disponível: 3460m.
Pousos
- Os pilotos devem lembrar que a saída rápida da pista de pouso permite o ATC a aplicar separação mínima na aproximação final. Todas as aeronaves pousando devem garantir que a pista de pouso foi completamente livrada antes de uma parada completa.
- Aeronaves livrando a pista de pouso e decolagem NUNCA podem cruzar a pista paralela adjacente sem primeiro receber autorização ATC específica.
- Aeronaves pousando aguardando antes da pista de pouso e decolagem devem permanecer na frequência da TWR.
Operações especiais
Operações segregadas sobre VMC2
- Poderão ser empregadas operações segregadas no conjunto de pistas 10/28, com a aplicação da separação visual.
- Os mínimos operacionais do aeródromo para operações segregadas sob VMC são teto de 1000 ft e visibilidade de 5000 m.
- A informação de operação segregada em andamento e o procedimento de aproximação (IAC) a ser utilizado nesta operação deverá estar disponível no ATIS/D-ATIS.
- Poderá ser empregada separação segregada quando as trajetórias de decolagem e de aproximação perdida sejam divergentes em pelo menos 15 graus;
- Poderá ser empregada separação segregada quando a categoria de esteira de turbulência da aeronave na aproximação final não seja classificada como PESADA;
- Poderá ser empregada separação segregada quando a categoria de esteira de turbulência da aeronave decolando da RWY 28 não seja classificada como PESADA.
Fraseologia a ser aplicada nas operações segregadas sob VMC em caso de arremetida
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Informação a ser provida à aeronave executando arremetida:
(Ident. do Tráfego), tráfego, (Tipo), decolando da pista (10L/28R), mantenha separação visual, atento esteira de turbulência (quando cabível).
Exemplo:
PTATC, tráfego, B757 decolando da pista 10L, mantenha separação visual, atento à esteira de turbulência.
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Informação a ser provida à aeronave decolando:
(Ident. do Tráfego), tráfego, (Tipo), iniciando arremetida (10L/28R), mantenha separação visual, atento esteira de turbulência (quando cabível).
Exemplo:
PTATC, tráfego, B757 arremetendo da pista 28L, mantenha separação visual, atento à esteira de turbulência.
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Informação de referências visuais com a pista e aeronave na pista adjacente a ser provida pela aeronave em aproximação:
Torre Guarulhos, (Ident. do Tráfego), final pista (10R/28L), visual.
Exemplo:
Torre Guarulhos, PTATC, final pista 10R, visual.
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Informação a ser provida à aeronave executando arremetida:
(Ident. do tráfego), traffic, (Tipo), departing on runway (10L/28R), maintain visual separation, caution wake turbulence (quando cabível).
Exemplo:
PTATC, traffic, B757 departing onrunway 10L, maintain visual separation, caution wake turbulence.
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Informação a ser provida à aeronave decolando:
(Ident. do tráfego), traffic, (Tipo), going around on runway (10L/28R), maintain visual separation, caution wake turbulence (quando cabível). Exemplo:
PTATC, traffic, B757 going around on runway 28L, maintain visual separation, caution wake turbulence.
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Informação de referências visuais com a pista e aeronave na pista adjacente a ser provida pela aeronave em aproximação:
Guarulhos Tower, (Ident. do Tráfego), final approach runway (10R/28L), visual. Exemplo:
Guarulhos Tower, PTATC, final approach runway 10R, visual.