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SBBR - Brasília

Dados Gerais

Informações
Nome do aeródromo Presidente Juscelino Kubitschek
Tipo de Operação Internacional, Público e Militar
Altitude de transição 7000 pés
Elevação 3498 pés (1066m)

Meteorologia Atual

METAR Brasilia Aeroporto

METAR Brasilia Aeroporto

Pistas

Descrição

Pistas Preferencial ILS Circuito
11L Preferencial com componente de vento de cauda até 7 nós com pista seca.1 / Preferencial para operações originadas de ou destinadas a localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília.1 Padrão
29R Preferencial para operações originadas de ou destinadas a localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília.1 Não-padrão
11R Preferencial com componente de vento de cauda até 7 nós com pista seca.1 / Preferencial para operações originadas de ou destinadas a localidades situadas ao Sul e Sudeste de Brasília.1 Não-padrão
29L Preferencial para operações originadas de ou destinadas a localidades situadas ao Sul e Sudeste de Brasília.1 Padrão

Operação Preferencial de Pista

Em condições meteorológicas com componente de vento de cauda menor ou igual a 7KT, a pista preferencial de pouso e decolagem será a RWY 11L/11R. Tal configuração será normalmente utilizada em preferência à utilização das RWYS 29R/29L, desde que a superfície da pista esteja seca. Quando a pista de pouso e decolagem em uso for RWY 11L/11R com componente de vento de cauda, os pilotos que solicitarem autorização para utilizar a RWY 29R/29L devem considerar que seu pouso ou decolagem pode sofrer atraso.

Operação em Horário de Pico de Decolagem

Nos momentos de pico de decolagem para os Setores N/NE/NW, a pista RWY 11L/29R será utilizada somente para DEP. As aproximações de todos os setores e as decolagens para o Setor S serão realizadas na RWY 11R/29L.

Órgãos ATC

Código Abrev. Indicativo de Chamada Frequência Observações
SBBR_ATIS ABR ATIS Brasília 127.800
SBBR_DEL DBR Tráfego Brasília 121.000 DCL
SBBR_GND GBR Solo Brasília 121.800
SBBR_TWR TBR Torre Brasília 118.100
SBBR_M_TWR OBR Operações Brasília 122.500

Operações

Gerais

Comunicação

  • Copiada a autorização, as ACFT informarão ao DEL quando realmente estiverem prontas para o acionamento de motores.
  • As ACFT serão instruídas pelo DEL a monitorarem (manter-se na escuta) a frequência do GND, para autorização de acionamento, sendo desnecessária chamada inicial.
  • Na transferência de comunicações para a TWR, o GND instruirá às ACFT a monitorarem (manter-se na escuta) a frequência da TWR, não sendo necessária a chamada inicial. Nesse caso, as ACFT deverão aguardar a chamada da TWR, preparando-se para possível decolagem imediata.

Procedimentos

  • Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
  • Alinhamento deve ser imediato assim que autorizado.
  • Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
  • A TWR não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  • Todas as decolagens deverão empregar procedimento de abatimento de ruído, conforme manual de cada aeronave.
  • Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para a TWR a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
  • Efetuar imediatamente a chamada inicial ao APP após a decolagem, a fim de obter instruções para livrar o eixo de pista de decolagem;
  • A chamada inicial ao APP após a decolagem deverá ser imediata e observar somente o seguinte padrão: CONTROLE BRASÍLIA [CALLSIGN]. Não incluir qualquer informação adicional ao mencionado padrão.
  • Aguardar vetoração ou autorização direto a um waypoint publicado logo após a decolagem.
  • As aeronaves código de referência A e B deverão ser configuradas para decolar das interseções abaixo:
    • RWY 11L:
      • Aeronaves código de referência A e B
        • TWY C
        • Distância da Pista de Táxi C até a cabeceira 29R: TORA Disponível: 2193 m
    • RWY 11R:
      • Aeronaves código de referência A e B
        • TWY BB
        • Distância da Pista de Táxi BB até a cabeceira 29L: TORA Disponível: 2188 m
    • RWY 29R:
      • Aeronaves código de referência A e B
        • TWY F
        • Distância da Pista de Táxi F até a cabeceira 29R: TORA Disponível: 1956 m
    • RWY 29L:
      • Aeronaves código de referência A e B
        • TWY EE
        • Distância da Pista de Táxi EE até a cabeceira 11R: TORA Disponível: 2161 m
  • As aeronaves código de referência C ou acima também poderão ser autorizadas a decolar das interseções acima, a partir de solicitação da aeronave.
  • Os pilotos devem livrar a pista na velocidade mais rápida permitida pelos procedimentos operacionais padronizados e em conformidade com a segurança operacional, permitindo que o ATC aplique a separação mínima na aproximação final.
  • Nas operações de decolagem, as aeronaves devem utilizar, em condições normais de operação, as pistas 11L ou 29R com destino a localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília. E, aquelas com destino a localidades ao Sul e Sudeste utilizem 11R ou 29L.
  • Nas operações de pouso, as aeronaves devem utilizar, em condições normais de operação, as pistas 11L ou 29R procedentes de localidades situadas ao Norte e Nordeste de Brasília. E, aquelas procedentes de localidades ao Sul e Sudeste utilizem 11R ou 29L.

Específicas

Operações Paralelas Simultâneas

Em construção.

Tráfego VFR

  • OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.

Pátios e Pistas de Taxi

  • BFR ingresso TWY Q a partir da TWY QQ, compulsório CTC com a TWR informando posicionamento da ACFT. Permitido taxi de ACFT com envergadura até 20m.
  • TWY L4, L5, L6, L8 e R BTN L3 e L7, envergadura MAX 36M.
  • ACFT aviação geral com DEST ao pátio 02 deverão utilizar obrigatoriamente TWY do pátio 02 (PSN 52 a 61). No período noturno OPR com CTN devido pátio LGTD, porém sem balizamento.
  • TWY QQ, operação diurna e noturna por responsabilidade do OPR da ACFT.

Locais

NIL

Posições de Parada

Pátio Posições Classificação
1 1 - 4 Internacionais
1 5 - 41 Domésticos
2 52 - 66 Cargas / Remotas
3 67 - 70 Cargas de Grande Porte / Remotas
MILITAR ANY Militar - Operacional