SBBE - Belém
Dados Gerais
Informações | |
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Nome do aeródromo | Belém - Val de Cans - Júlio Cezar Ribeiro |
Tipo de Operação | Internacional, Público e Militar |
Altitude de transição | 4000 pés |
Elevação | 17 pés (56 m) |
Meteorologia Atual
METAR Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans–Júlio Cezar Ribeiro
METAR Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans–Júlio Cezar Ribeiro
Pistas
Pista | Preferencial | ILS | Circuito |
---|---|---|---|
06 | Preferencial para aeronaves a jato com componente de vento de cauda até 7 nós com pista seca1 | Padrão | |
24 | - | Não-padrão | |
02 | Preferencial para aeronaves turboélices e pistão com componente de vento de cauda até 7 nós com pista seca1 | Padrão | |
20 | - | Não-padrão |
Operação Preferencial de Pista
Em condições meteorológicas com componente de vento de cauda menor ou igual a 7KT, a pista preferencial de pouso e decolagem para aeronaves a jato será a RWY 06 e para aeronaves turboélices e pistão será a RWY 02. Tal configuração será normalmente utilizado em preferência à utilização das RWYS 24 e 20, desde que a superfície da pista esteja seca. Quando a pista de pouso e decolagem em uso for RWY 06 ou RWY 02 com componente de vento de cauda, os pilotos que solicitarem autorização para utilizar a RWY 24 ou RWY 20 devem considerar que seu pouso ou decolagem pode sofrer atraso.
Órgãos ATC
Código | Abrev. | Indicativo de Chamada | Frequência | Observações |
---|---|---|---|---|
SBBE_ATIS | ABE | ATIS | 127.600 | |
SBBE_GND | GBE | Solo Belém | 121.900 | DCL |
SBBE_TWR | TBE | Torre Belém | 118.700 |
DCL/CPDLC
- Há disponível serviço de DCL no aeródromo. O controlador deve usar o código SBBE ao conectar.
Operações
Gerais
- Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
- Alinhamento deve ser imediato assim que autorizado.
- Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
- A TWR Belém não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
- Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Belém a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
- Efetuar imediatamente a chamada inicial ao APP Belém após a decolagem, a fim de obter instruções para livrar o eixo de pista de decolagem;
- A chamada inicial ao APP após a decolagem deverá ser imediata e observar somente o seguinte padrão: CONTROLE BELÉM [CALLSIGN]. Não incluir qualquer informação adicional ao mencionado padrão.
- Aeronaves turboélice ou pistão, aguardar vetoração ou autorização direto a um waypoint publicado logo após a decolagem.
- Exceto quando instruído diferentemente, os pilotos são estimulados a decolar das seguintes intersecções, a fim de garantir o MROT:
- RWY 06:
- Todas as aeronaves
- TWY
C
- Distância da Pista de Táxi
B
até a cabeceira 24: TORA Disponível: 2600 m
- TWY
- Todas as aeronaves
- RWY 06:
- Os pilotos devem livrar a pista na velocidade mais rápida permitida pelos procedimentos operacionais padronizados e em conformidade com a segurança operacional, permitindo que o ATC aplique a separação mínima na aproximação final.
- O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior.
Específicas
Tráfego VFR
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
- Há restrição às seguintes classes e tipos de ACFT:
- ACFT WO EQPT RDO;
- GLD;
- ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT;
- FLT de ultraleves motorizados.
- Há restrição aos seguintes serviços aéreos:
- Lançamento de objetos ou pulverização;
- Reboque de ACFT;
- Lançamento de paraquedas;
- FLT acrobático.
Pátios e Pistas de Taxi
- RWY 06/24 e RWY 02/20: Não realizar retorno fora da área de giro, EXC se AUTH pelo órgão ATS evitando giro sobre o eixo da ACFT.
- Todas as aeronaves quando em operação de partida dos pátios
03
ou04
deverão, obrigatóriamente, realizar pushback. - Em COND IMC, PRB OPS de ACFT de código de referência 3 e 4 na RWY 02/20.
- PRB TFC de ACFT na TWY
D
durante OPS de LDG e TKOF de ACFT de código de referência 3 e 4 em COND IMC na RWY 06/24.
Locais
NIL
Posições de Parada
Pátio | Posições | Classificação |
---|---|---|
1 e 2 | ANY | Militar |
3 e 4 | ANY | Doméstico, Internacional e Carga |
5 | ANY | Aviação Geral e Executiva |