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SBBE - Belém

Dados Gerais

Informações
Nome do aeródromo Belém - Val de Cans - Júlio Cezar Ribeiro
Tipo de Operação Internacional, Público e Militar
Altitude de transição 4000 pés
Elevação 17 pés (56 m)

Meteorologia Atual

METAR Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans–Júlio Cezar Ribeiro

METAR Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans–Júlio Cezar Ribeiro

Pistas

Pista Preferencial ILS Circuito
06 Preferencial para aeronaves a jato com componente de vento de cauda até 7 nós com pista seca1 Padrão
24 - Não-padrão
02 Preferencial para aeronaves turboélices e pistão com componente de vento de cauda até 7 nós com pista seca1 Padrão
20 - Não-padrão

Operação Preferencial de Pista

Em condições meteorológicas com componente de vento de cauda menor ou igual a 7KT, a pista preferencial de pouso e decolagem para aeronaves a jato será a RWY 06 e para aeronaves turboélices e pistão será a RWY 02. Tal configuração será normalmente utilizado em preferência à utilização das RWYS 24 e 20, desde que a superfície da pista esteja seca. Quando a pista de pouso e decolagem em uso for RWY 06 ou RWY 02 com componente de vento de cauda, os pilotos que solicitarem autorização para utilizar a RWY 24 ou RWY 20 devem considerar que seu pouso ou decolagem pode sofrer atraso.

Órgãos ATC

Código Abrev. Indicativo de Chamada Frequência Observações
SBBE_ATIS ABE ATIS 127.600
SBBE_GND GBE Solo Belém 121.900 DCL
SBBE_TWR TBE Torre Belém 118.700

DCL/CPDLC

  • Há disponível serviço de DCL no aeródromo. O controlador deve usar o código SBBE ao conectar.

Operações

Gerais

  • Os pilotos deverão planejar a TKOF de forma a chegar no ponto de espera prontos para executá-la. Havendo indisponibilidade de TKOF imediata, informar ao órgão ATC com antecedência.
  • Alinhamento deve ser imediato assim que autorizado.
  • Espera-se que ao receber autorização de TKOF, o piloto inicie a corrida imediatamente (o tempo de reação esperado é de até 10 segundos).
  • A TWR Belém não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto à FREQ do próximo órgão a ser chamado AFT TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  • Nas OPS de LDG, os pilotos não reportarão para TWR Belém a COND de trem de pouso, EXC nas situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
  • Efetuar imediatamente a chamada inicial ao APP Belém após a decolagem, a fim de obter instruções para livrar o eixo de pista de decolagem;
  • A chamada inicial ao APP após a decolagem deverá ser imediata e observar somente o seguinte padrão: CONTROLE BELÉM [CALLSIGN]. Não incluir qualquer informação adicional ao mencionado padrão.
  • Aeronaves turboélice ou pistão, aguardar vetoração ou autorização direto a um waypoint publicado logo após a decolagem.
  • Exceto quando instruído diferentemente, os pilotos são estimulados a decolar das seguintes intersecções, a fim de garantir o MROT:
    • RWY 06:
      • Todas as aeronaves
        • TWY C
        • Distância da Pista de Táxi B até a cabeceira 24: TORA Disponível: 2600 m
  • Os pilotos devem livrar a pista na velocidade mais rápida permitida pelos procedimentos operacionais padronizados e em conformidade com a segurança operacional, permitindo que o ATC aplique a separação mínima na aproximação final.
  • O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior.

Específicas

Tráfego VFR

  • OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  • Há restrição às seguintes classes e tipos de ACFT:
    • ACFT WO EQPT RDO;
    • GLD;
    • ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT;
    • FLT de ultraleves motorizados.
  • Há restrição aos seguintes serviços aéreos:
    • Lançamento de objetos ou pulverização;
    • Reboque de ACFT;
    • Lançamento de paraquedas;
    • FLT acrobático.

Pátios e Pistas de Taxi

  • RWY 06/24 e RWY 02/20: Não realizar retorno fora da área de giro, EXC se AUTH pelo órgão ATS evitando giro sobre o eixo da ACFT.
  • Todas as aeronaves quando em operação de partida dos pátios 03 ou 04 deverão, obrigatóriamente, realizar pushback.
  • Em COND IMC, PRB OPS de ACFT de código de referência 3 e 4 na RWY 02/20.
  • PRB TFC de ACFT na TWY D durante OPS de LDG e TKOF de ACFT de código de referência 3 e 4 em COND IMC na RWY 06/24.

Locais

NIL

Posições de Parada

Pátio Posições Classificação
1 e 2 ANY Militar
3 e 4 ANY Doméstico, Internacional e Carga
5 ANY Aviação Geral e Executiva